como-melhorar-noite-de-sono-criancas

Como melhorar a noite de sono das crianças

O que muitas pessoas não têm conhecimento é que, a qualidade de sono do bebê é tão importante para ele quanto a sua higiene e alimentação. 

Muitos pais acabam por negligenciar essa prática, tornando as noites de sono dos seus filhos pouco agradáveis, o que pode ocasionar sérios problemas no futuro. Melhorar a noite de sono das crianças é uma atitude que deve ser tomada de imediato, com o intuito de aumentar a sua qualidade de vida e evitar que problemas futuros possam surgir.

Portanto, se você é um desses pais que deseja encontrar um jeito de melhorar a noite de sono do seu filho, saiba que nós criamos este artigo especialmente para você. 

Portanto, é interessante que continue conosco na sua leitura, de modo a tirar todas as possíveis dúvidas que venham a surgir, assim como ficar por dentro de todas as nossas dicas para melhorar a noite de sono das crianças, de modo a evitar problemas futuros.

Sobre a qualidade de sono das crianças

De acordo com a Fundação Nacional do Sono, crianças que possuem uma melhor qualidade de sono com uma rotina de descanso adequada apresentam melhores indicadores de vida no futuro. 

Isso ocorre, pois, a qualidade do sono das crianças está diretamente ligada ao desenvolvimento intelectual, além de outros aspectos hormonais, como é o caso do hormônio GH, conhecido por ser o hormônio do crescimento, liberado quando os seres humanos estão no estágio conhecido como sono profundo.

Entretanto, os pais não precisam se preocupar tanto em melhorar a noite de sono das crianças, visto que na infância, é comum que eles sejam mais alertas e gostem de brincar, visto que possuem bastante energia armazenada e precisam gastá-la de alguma forma. Porém, quando a falta de sono chega a patamares elevados e acima do normal, é necessária uma intervenção por parte dos pais, tomando certas atitudes para melhorar a noite de sono das crianças.

Para saber o momento certo de agir, perceba se os seus filhos estão passando muito tempo cansados durante o dia, ou se eles estão irritados e agitados. Se a resposta for sim, quer dizer que as suas noites de sono estão desreguladas e não estão dormindo bem. Com isso, torna-se necessária a intervenção dos pais, de modo a regular e melhorar a noite de sono das crianças. 

A seguir, separamos algumas dicas de como fazer isso.

Crie uma rotina

Para ajudar a melhorar a noite de sono das crianças, é interessante a criação de uma rotina dinâmica, mas com horários bem definidos, de modo que o seu filho possa conciliar o lazer com os estudos. 

É ideal definir os horários de maneira adequada, de modo que ele tenha ciência do que fazer em cada momento do seu dia, tirando os horários de lazer e descanso. 

Ao ter a rotina com horários bem definidos, as crianças saberão exatamente a hora de cada atividade, de modo que inconscientemente elas se adaptem a essa rotina, física e psicologicamente, sabendo exatamente o horário de brincar, o horário de fazer as tarefas de casa, de estudar e de dormir. Com isso, será muito mais fácil para os pais melhorar a noite de sono das crianças e evitar que elas passem a noite em claro fazendo outras atividades.

Dormir no seu próprio quarto

É comum, principalmente nos primeiros dias de vida, que as crianças de colo durmam com os pais, pois se trata de um período de adaptação para ambas as partes. 

Entretanto, com o passar do tempo, é interessante que as crianças durmam no seu próprio quarto ou que, caso ainda não sejam capazes, que durmam em uma capa separada no quarto dos pais, cada um com o seu lugar definido.

A principal justificativa para isso é que, ao dormir no meio ou ao lado dos pais na própria cama, a criança pode ser involuntariamente sufocada por eles, de modo que, mesmo que não prenda totalmente o seu ar, pode diminuir a sua quantidade, fazendo com que a qualidade do seu sono diminua drasticamente. Portanto, é interessante ficar cada um no seu lugar.

Prepare o ambiente

A qualidade do sono está diretamente ligada ao ambiente em que as crianças repousam. 

Portanto, para melhorar a noite de sono das crianças, é interessante que os pais criem um ambiente aconchegante e seguro, longe de barulhos que possam acordá-las. É recomendado também escolher um pijama infantil.

Isso porque a luz interfere diretamente na produção dos hormônios do crescimento, enquanto o barulho prejudica o ciclo regular do sono.

Evite distrações

Evitar distrações também é uma decisão a ser tomada pelos pais para melhorar a noite de sono das crianças. Algumas distrações como os celulares ou computadores podem fazer com que elas acabem dormindo mais tarde que o ideal, prejudicando o sono e fazendo com que ela tenha dificuldade para acordar cedo no dia seguinte. Portanto, pelo menos 1 hora antes de dormir, evite dar celulares, computadores ou videogame às crianças. 

Opte por oferecer um livro. Isso irá ajudá-la a cair no sono com mais facilidade.

Dormir cedo

Uma das principais formas de melhorar a noite de sono das crianças é fazendo com que elas vão para a cama cedo. 

É ideal dormir entre as 20h e as 22h. Com isso, elas terão uma qualidade de sono muito maior, acordando no dia seguinte com disposição para realizar todas as tarefas do dia, assim como, fazendo com que ela durma cedo novamente no dia seguinte, criando um ciclo de sono ideal e com bastante qualidade.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Rolar para cima