Geralmente não há preparações especiais antes de uma sessão de acupuntura. Em geral, você não precisará fazer nada de especial antes da acupuntura. Mas você deve verificar com seu provedor antes de sua consulta.
Alguns acupunturistas recomendam comer uma refeição leve e evitar cafeína e outras substâncias. Lembre-se de usar roupas largas ou pergunte se há aventais disponíveis. Também é uma boa ideia ir ao banheiro antes de sua consulta.
Sua primeira consulta pode levar até 90 minutos.
Os provedores diferem em sua abordagem à primeira consulta. Alguns o usam para conhecer você e seus problemas de saúde sem nenhum tratamento real.
Outros incluem um tratamento de acupuntura em sua primeira consulta.
Pergunte ao seu acupunturista o que esperar. Você pode precisar chegar cedo para preencher a papelada ou preenchê-la antes de chegar.
Você também precisará saber de antemão se o seu seguro cobre qualquer parte do seu tratamento.
Seu acupunturista avaliará sua saúde.
Seu acupunturista perguntará sobre seu histórico médico, sintomas e estilo de vida. As perguntas podem nem sempre parecer lógicas para você.
Mas a medicina tradicional chinesa depende das conexões entre os sistemas e o fluxo de energia pelo corpo.
Em seguida, seu acupunturista realizará um exame físico. Isso inclui avaliar seus pulsos e examinar a área do problema, sua língua e seu rosto. O objetivo é chegar a um plano de diagnóstico e tratamento da medicina tradicional chinesa.
Esteja pronto para compartilhar registros médicos relevantes.
Muitos acupunturistas praticam uma mistura de medicina convencional e acupuntura. Por isso, é útil trazer quaisquer resultados de testes de laboratório ou resultados de imagem que você tenha.
Você também pode enviar esses resultados diretamente ao seu acupunturista. Além disso, você deve trazer uma lista completa de seus medicamentos, medicamentos de venda livre, produtos à base de plantas e suplementos. Isso dará ao seu acupunturista uma visão completa de sua saúde e história.
Você vai se deitar e ficar confortável para o tratamento.
Dependendo da área de tratamento, pode ser necessário trocar ou remover peças de roupa. Você se deitará em uma mesa de exame confortável, de bruços ou de costas.
Deixe seu acupunturista saber se você precisa de um lençol ou cobertor para modéstia ou calor. Seu acupunturista identifica os pontos específicos do seu corpo que correspondem ao seu plano de tratamento. Esses acupuntos são onde as agulhas são inseridas.
A agulha não deve causar desconforto.
As agulhas de acupuntura são muito finas, estéreis e descartáveis - para apenas um uso. Seu acupunturista limpará a área e inserirá as agulhas em várias profundidades.
A maioria das pessoas descreve a sensação como uma leve pressão, dor ou formigamento . Você não deve sentir dor.
Se o fizer, informe o seu acupunturista imediatamente. Uma vez no lugar, seu acupunturista pode girar as agulhas ou aplicar calor a elas. As agulhas permanecem no local por cerca de 10 a 30 minutos.
O tratamento geralmente consiste em várias sessões.
A maioria dos planos de tratamento consiste em uma série de sessões. O número de sessões necessárias dependerá dos seus sintomas. Você pode ver seu acupunturista 2 a 3 vezes por semana durante várias semanas. Nem todo mundo responde à acupuntura. Mas tenha em mente que há muito poucos efeitos colaterais, então pode valer a pena dar algum tempo. Pode levar algumas semanas para ver se isso ajuda seus sintomas. Certifique-se de manter seu médico atualizado com seu progresso.
Você pode se sentir relaxado ou energizado após a acupuntura.
As pessoas respondem de forma diferente à acupuntura. Você pode se sentir muito relaxado – como se tivesse acabado de fazer uma massagem – ou energizado após uma sessão.
De qualquer forma, planeje ficar no escritório até se sentir lúcido e ter calma após o tratamento. Seu acupunturista pode recomendar suplementos de ervas, mudanças na dieta e certos exercícios como parte de seu plano de tratamento.
Se você decidir iniciar qualquer um deles, certifique-se de que seu médico saiba.
Veja também Estética facial e corporal, como procedimentos estéticos podem ajudar na autoestima