Como solicitar cartão de crédito? Aprenda o passo a passo

Quem pretende ter em mãos uma opção de compras e pagamentos de formas diversas deve saber como solicitar cartão de credito. Afinal, ele é uma das melhores ferramentas que os consumidores podem dispor e permite compras presenciais e online.

Se você está procurando uma forma de atuar financeiramente e quer ter opções para gerir suas finanças e alternativas de locais de compras, então veio ao lugar certo! Hoje veremos dicas para obter o tão sonhado cartão.

Abaixo, então, você encontra dicas para solicitar cartão de crédito em várias situações. Dentre elas estão os consignados, para estudantes e, também, para negativados em órgãos de restrição de crédito. Igualmente, veja dicas de como solicitar online ou presencialmente. 

Como solicitar cartão de crédito? Veja conceitos gerais

Existem alguns fatores que se repetem para a maioria dos cartões, independentemente da empresa que faz a concessão. Também costumam se apresentar em diversas modalidades de cartões.

Dentre elas estão a comprovação de renda, que pode ter exigência ou não. O mais comum é que tenha, mas o valor dela varia de acordo com cada cartão e concessora. Além disso, a negativação do CPF do consumidor costuma impedi-lo de obter esse tipo de ferramenta.

Por isso, antes de tudo é imprescindível que você conheça a sua situação. Por exemplo, há como comprovar renda? Existem inscrições no SPC ou Serasa em seu nome? Qual sua necessidade de crédito? A isenção de anuidade é um fator crucial para você?

Todos esses fatores são importantíssimos quando o assunto é solicitar cartão de crédito. Afinal, são eles que irão lhe direcionar. Eles podem, por exemplo, demonstrar se você pode ser elegível para um cartão ou não. Também, indica os tipos de benefícios que você busca e pode obter.

Antes de vermos algumas solicitações específicas, como para estudantes ou negativados, é importante ver como solicitar as ferramentas de crédito pela internet ou presencialmente. Continue lendo e confira.

Solicitação presencial

Para quem busca saber como solicitar cartão de crédito presencialmente, basta saber, antecipadamente, quais são os documentos que a empresa exige. Por exemplo, de renda e endereço. Então, providenciá-los e levá-los até a agência, requerendo atendimento.

Solicitação digital

Muitas empresas oferecem, hoje, atendimento virtual. Tanto os bancos tradicionais quanto as fintechs estão presentes na internet e, em alguns casos, permitem a solicitação digital do cartão.

Assim como solicitar cartão de crédito presencialmente, no mundo digital também há exigência de apresentação de documentos. Eles variam de acordo com a instituição, mas costumam ser os mesmos, como de renda, endereço e identificação.

Então, basta baixar o aplicativo ou entrar na página online da instituição que lhe interessou e digitalizar esses documentos com a câmera do celular. Também, preencher os dados necessários e encaminhar a solicitação.

As empresas exigem entre 02 e 42 dias para dar resposta e, após, 15 dias para a expedição do cartão para o seu endereço.

Como solicitar cartão de crédito sem ter vínculo de emprego?

Quem não tem vínculo de emprego e precisa comprovar renda para o cartão que lhe interessou, pode fazer uso de outros documentos que a demonstrem. São eles:

  • Extrato bancário;
  • Cadastro positivo do Serasa;
  • Extrato previdenciário;
  • Declaração anual do Imposto de Renda.

Como solicitar cartão consignado?

Por outro lado, também há a opção de solicitação de cartão de crédito consignado. Essa espécie se caracteriza pelo fato de que a ferramenta se atrela ao salário ou benefício que o cliente possui.

Então, há o desconto automático de parte da fatura, geralmente o mínimo, no salário ou benefício do cidadão. O limite também tem estipulação de acordo com o valor que o indivíduo recebe mensalmente.

Quem busca como solicitar cartão de crédito para consignado você deve conhecer as condições das instituições. Geralmente elas são exclusivas para servidores públicos e beneficiários do INSS.

Além disso, deve apresentar os documentos necessários, como comprovação de renda e de vínculo, identificação, endereço e outros, seja online ou presencialmente.

Como solicitar cartão de crédito para estudante?

Os estudantes que querem fazer cartão de crédito devem buscar as opções de financeiras e bancos que se destinam aos universitários. É preciso ter, no mínimo, 166 anos e sempre que o aluno tiver menos de 18 anos completos deve ter acompanhamento de um responsável na solicitação.

Como solicitar cartão para negativado?

A negativação de crédito é uma barreira para a concessão de cartões. Porém, existem opções. Geralmente quem está nessa condição tem como solicitar cartão de crédito em modalidades específicas. As mais comuns são pré-pago e consignado.

É preciso, então, contatar a instituição bancária que tenha esse tipo de opção de crédito.

Como solicitar cartão adicional para dependente?

Por fim, também é possível solicitar cartão de crédito para dependentes. Nesse caso os novos cartões dependem do principal, tendo controle por ele. Para isso, basta quem já tem um cartão contatar a instituição bancária e solicitar a ferramenta para seus dependentes.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Rolar para cima