sábado, dezembro 14

Conheça a carne Angus e seu diferencial e entenda porque esse corte tem conquistado cada vez mais o paladar dos brasileiros!

Se você gosta de churrasco, pode ser que já tenha experimentado ou ouvido falar sobre a carne Angus. A raça tem origem escocesa e vem sofrendo adaptações desde 1800, o que tem contribuído para a produção de uma carne bovina mais suculenta e nobre, para atender as exigências do mercado europeu.

Ela é comercializada no Brasil desde 1906 e vem ganhando destaque na área de cortes gourmets. Hoje, no nosso país, ela representa o segundo maior rebanho de corte e vem ganhando cada vez mais espaço. E neste artigo vamos te mostrar quais são os diferenciais dessa carne e quais os tipos de cortes.

O que é Angus e por que é uma carne tão apreciada?

Angus e suas variações Aberdeen e Red, são bois que tem um porte mais roliço, com maior habilidade para acumular gordura intramuscular, ou seja, aquela responsável pelo marmoreio, responsável pela maior maciez, suculência e nobreza dos cortes.

A evolução tecnológica e o avanço na área de criação do Angus, tem ajudado no aprimoramento da raça no Brasil, pois, a raça precisou se adaptar ao nosso clima e as condições da região, que já era adaptada ao ambiente europeu.

Conheça a carne Angus e seu diferencial
Conheça a carne Angus e seu diferencial

Diferenciais da carne Angus

Mas quais são os diferenciais dessa carne em relação ao bife normal que a maior parte dos brasileiros estão acostumados a comer? A carne desta raça possui alguns diferenciais que a tornam uma verdadeira iguaria.

Os cortes possuem uma camada de 3 a 6 mm de gordura, o que os especialistas em cortes consideram como sendo uma espessura ideal, que não é tão grossa e nem tão fina. 

Esse equilíbrio é o responsável pela suculência e maciez da carne. Essa gordura se derrete e espalha para as demais partes do corte no momento da preparação, aumentando o sabor da peça e deixando-a mais macia. 

Em contrapartida, os cortes da raça Nelore, uma raça mais esbelta, possuem baixo nível de gordura total, que fica sobre as fibras da carne, e não tem o mesmo efeito da maciez que os cortes da raça Angus.

Outro ponto que merece destaque é a riqueza de gordura entremeada na carne Angus, que chamamos de marmoreio. Dizemos, portanto, que esse corte possui alto nível de marmoreio. É essa característica, dada pela genética desses animais, que dá nobreza aos cortes. Por isso, a carne desta raça é mais valorizada em relação ao Nelore.

Além disso, quanto mais marmoreio a carne tem, mais macia ela é, outro diferencial em relação à raça Nelore, que possui um grau de marmoreio distinto, pois nessa raça, a gordura dos bois ficam concentradas em alguns locais específicos, conferindo a diferenciação dos cortes, em que alguns são mais macios e saborosos que outros e, por isso, mais nobres.

Quais os tipos de cortes da carne Angus?

Existem diferentes tipos de cortes da carne Angus, entre eles, temos, por exemplo, a picanha, uma das queridinhas do nosso país. É vendida em açougues e supermercados e possui uma textura incrível e sabor mais acentuado.

O ribeye é um dos cortes mais nobres, perfeito para os paladares mais diferenciados. É retirado da parte detrás do boi e é constituído por duas partes que se separam apenas por uma camada de gordura.

O bife de chorizo é referência no churrasco Argentino e é retirado do miolo do contrafilé, com uma generosa capa de gordura na lateral, deixando a carne mais suculenta, tornando a experiência inesquecível.

Outra peça conhecida é o Denver Steak, a região do acém, que possui alto teor de gordura interna, boa textura e sabor bastante acentuado. Além disso, temos o Short Rib, retirado da parte dianteira, que é composto por quatro costelas, também conhecido como Costela Premium.

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.