Dicas de culinária para quem é péssima na cozinha

dicas-de-culinaria

Você não cozinha muito bem? Faz apenas o básico e mesmo aquela receita fácil e rápida parece ser um grande desafio? Então esse artigo é pra você que quer aprender dicas de culinária!

Queremos dar aqui dicas para te ajudar a ser uma cozinheira melhor! Dá sim para se tornar uma craque na cozinha.

Mas vale o alerta: você não leva jeito para cozinhar, certo? Mas você quer saber cozinhar bem? Gosta de cozinhar e quer melhorar o resultado dos seus preparos?

Se essa é você, então saiba que você pode conseguir sim melhorar seus dotes culinários.

Agora se você é daquelas que diz “não sei cozinhar e não gosto”, então as dicas aqui não vão te ajudar, afinal você não é boa na cozinha pois não gosta e nem tem interesse.

Bom, deixando isso claro, vamos às dicas de culinária:

1- Comprometimento e interesse

Se quer mesmo se tornar uma ótima cozinheira, é preciso uma boa dose de comprometimento e ser interessada. Como em tudo na vida, só conseguimos sucesso quando nos empenhamos e levamos a sério.

Na hora de aprender alguma receita ou mesmo uma dica nova preste atenção e procure entender cada passo e motivos para respeitar as indicações quanto ao modo preparo.

2- Receitas

Portanto, sim, você deve seguir receitas e orientações de modos de preparo sempre! Principalmente por não ter tanta facilidade na cozinha.

Saiba que até mesmo as melhores cozinheiras consultam receitas. É verdade. Talvez com menos frequência do que as menos experientes, mas consultam.

Seja por hábito de ler receitas variadas ou para ampliar os conhecimentos, isso ajuda a evoluir como cozinheira.

E pode fazer você ganhar mais prática, seguindo orientações como um mapa, de algo que se fizer certinho vai dar certo.

Com o tempo, você vai adquirir tanto conhecimento que vai ficar menos presa a receitas prontas. Vai ser capaz de você mesma dosar a quantidade de ingredientes, por exemplo.

3- Paciência é importante

É comum errarmos bastante quando estamos aprendendo algo novo ou fora da nossa zona de conforto. E se você for uma cozinheira iniciante, os erros serão bem comuns.

Pode ser que aquele arroz especial queimou, ou o bolo da receita que você seguiu ficou embatumado, ou você caprichou tanto na aparência mas o sabor do seu prato ficou ruim… acredite, essas coisas já aconteceram com todos os iniciantes na cozinha.

E é por isso que é muito importante ter paciência e não desanimar. O bolo não ficou bom? Procure entender o porquê. Reveja a receita, as medidas que você usou, o tempo no forno…

Pode ser que algum detalhe tenha passado despercebido, e na próxima vez vai dar certo.

É como dizem: é errando que se aprende. O importante é enxergar isso com paciência e motivação para tentar novamente.

4- Não invente demais

Se você não tem tanta prática para fazer um bolo de dois andares, faça o mais simples com capricho! Ao dominar o bolo mais simples, você vai cada vez mais sendo capaz de inovar.

Esse exemplo que dei acima mostra bem isso: como você sabe, na cozinha é muito fácil o preparo desandar e você perder tempo. Por isso é importante ter confiança no que está fazendo. E fazer o que já faz bem (com uma boa dose de capricho) vai evitar problemas.

Vai seguir uma receita pronta? A dica também é não inventar demais! Se a receita pede duas colheres, coloque duas colheres!

5- E não economize demais

Existem dezenas de marcas de ingredientes diferentes. E não dá pra negar que existem os de melhor qualidade (e mais caros) e aqueles mais baratos. Existem até mesmo produtos genéricos, como misturas lácteas que prometem substituir o leite condensado.

A dica é: não economize demais nos ingredientes!

Não é que precise comprar só os ingredientes caros…. apenas saiba escolher entre os melhores de preço mais acessível, ao invés de cair na tentação de comprar e usar os ingredientes de qualidade inferior.

Esse é o segredo das melhores receitas, pois a combinação de ingredientes é que vai dar o resultado. Ingredientes de baixa qualidade ou genéricos vão resultar em um prato menos saboroso.

Isso vale para qualquer tipo de receita, seja um simples brigadeiro ou mesmo algum prato mais incrementado.

Essa é uma lição ensinada em muitos cursos de culinária online, de que o barato (e de qualidade duvidosa) pode comprometer o sabor e  até mesmo espantar os clientes.

6- Faça com amor

Você geralmente vai cozinhar para pessoas que convivem com você. Pessoas que você gosta. Então capriche e faça com carinho. Seja um simples cafezinho ou um almoço caprichado.

Existe um ditado que diz: “cozinhar é um modo de demonstrar amor”. E é verdade!

Seja um prato especial para conquistar aquela pessoa especial pela boca, ou mesmo a refeição do dia a dia, vale a pena ter capricho, por mais incrementado ou simples que o prato seja.

Algumas dicas práticas para quem quer evoluir na cozinha e preparar pratos cada vez melhores:

Use e abuse da internet para ver dicas de culinária!

Existem centenas de sites, blogs e canais de culinária no Youtube, que ensinam passo a passo o preparo de diversas receitas. Aproveite a facilidade de alcançar esses conhecimentos.

Livros e Revistas são ótimas dicas dicas de culinária

Eles podem ter saído de moda (especialmente graças à internet e sua praticidade), mas não dá pra negar que é diferente ter nas mãos uma revista ou livro para folhear e anotar.

Em bancas de revistas e supermercados é possível achar bons materiais que com certeza vão te ajudar muito

Troque figurinhas sobre dicas de culinária com alguém

Converse com outras pessoas que você sabe que cozinham bem. Não tenha medo de perguntar sobre aquele tempero, aquele prato ou pedir orientações.

Como falamos mais acima, é preciso ter humildade para reconhecer que precisa aprender, e existem sim muitas pessoas próximas dispostas a ensinar e passar dicas.

Já falamos da praticidade da internet, e dá pra usar ela aqui também:

Faça parte de grupos e comunidades do assunto. Existem centenas de páginas no Facebook e grupos no WhatsApp e Telegram, com amantes da cozinha que adoram aprender, ensinar e trocar dicas de culinária.

São ótimos lugares para aprender!

Bom, é isso. Essas foram só algumas dicas simples e rápidas para quem quer se dar bem na cozinha, mesmo que não leve jeito.

Pra resumir: interesse, comprometimento, foco, organização e seguir as orientações de receitas prontas.

Faça o simples, seja humilde para aceitar dicas e seguir as receitas de outras pessoas. Com o tempo você adquire prática e confiança para precisar menos de receitas prontas.

Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
© 2021 - Desassossegada. All Rights Reserved.