Desde o início da década passada, o Brasil é a maior força do poker latino-americano. E essa popular modalidade de cartas, reconhecida oficialmente como esporte da mente pela IMSA (Associação Internacional de Esportes da Mente), já conta com mais de 7 milhões de praticantes em solo nacional — de acordo com números da Confederação Brasileira de Texas Hold’em.
Como não poderia ser diferente, dentre esses milhões de praticantes em todo o país, as mulheres têm o seu lugar de destaque na modalidade — algo que vale tanto para o poker online, quanto para o modo disputado de maneira presencial.
Sendo que, na cena atual da modalidade no país, a grande estrela do poker feminino profissional no Brasil tem nome e sobrenome: Lauriê Tournier!
Também conhecida como “Lali”, a catarinense conta com um currículo impressionante de conquistas e sempre faz questão de enaltecer a força das mulheres brasileiras na modalidade, rendendo a ela, merecidamente, o título de “Rainha do poker brasileiro”.
Agora que você já conhece um pouco do perfil de Lali, a seguir, traremos os principais destaques da trajetória da jogadora na modalidade, desde o seu início nos esportes da mente até o estrelato que levou ela a ser convidada para integrar o time de profissionais de uma das maiores plataformas de poker online do mundo!
Os primeiros passos
Natural de Joinville, Lali não se tornou profissional no poker da noite para o dia. O mais curioso é que até entrar na faculdade, o xadrez era o esporte da mente que Lali praticava com maior frequência.
Modalidade de tabuleiro que, assim como o poker, exige grande conhecimento estratégico dos jogadores de alto nível.
Quando completou 20 anos, Lali começou a se interessar cada vez mais pelo poker e levou o hábito de estudar, adquirido do xadrez, para a modalidade de cartas.
Aliás, uma das principais características da catarinense como jogadora de poker é saber usar, com muita propriedade, a posição na mesa para se adaptar a sua própria estratégia às diferentes situações que surgem em uma partida.
O primeiro torneio de poker online disputado pela brasileira foi em 2010, durante uma edição do evento Sit & Go’s, do PokerStars.
Desde então, ela nunca mais deixou a modalidade de lado em sua vida e partiu para a carreira profissional.
As maiores conquistas de sua carreira
Muito dedicada no que faz, Lali mantém uma rotina de preparação física e mental para sempre estar preparada para competir nos maiores torneios de poker do mundo.
E, com o passar dos anos, Lali foi ganhando maturidade e experiência para alcançar a prateleira mais alta do poker brasileiro.
O status de grande estrela internacional veio em 2021, com a conquista de dois títulos em uma mesma edição do World Championship of Online Poker (WCOOP), o Campeonato Mundial de Poker Online.
Vale ressaltar que o bicampeonato foi conquistado em um intervalo de apenas 12 dias. Além disso, Lali transmitiu ao vivo os títulos para todos os seus seguidores na plataforma de streaming da Twitch, o que deixou o bicampeonato mundial com um sabor ainda mais especial.
A catarinense é uma das maiores streamers de poker na internet e já soma aproximadamente 25 mil seguidores no canal “Lali”. Na Twitch, ela representa a FURIA Esports, uma das maiores equipes brasileiras de esportes eletrônicos.
Auge da carreira: Lali se torna integrante do time de profissionais da maior plataforma de poker online do planeta
Em janeiro de 2023, Lali teve a sua trajetória coroada com uma honraria que pouquíssimos profissionais de poker já tiveram no mundo: ser convidada pelo PokerStars a integrar o time de profissionais da plataforma, que conta alguns dos melhores competidores do circuito.
Ao todo, são 17 integrantes no “Team PokerStars”. Sendo que, desse montante, Lali é a única mulher latino-americana no time — mostrando o tamanho da importância da catarinense para o poker na América Latina.
Agora, Lali segue focada para continuar representando poker feminino brasileiro nos principais campeonatos da modalidade, tanto na esfera nacional quanto no âmbito global.