3 importantes comportamentos que podem reduzir o risco de catarata

A catarata é o turvamento do cristalino que afeta a visão. A maioria das cataratas está relacionada ao envelhecimento. As pessoas podem ter catarata relacionada à idade entre 40 e 50 anos.

Mas durante a meia-idade, a maioria das cataratas são pequenas e não afetam a visão. Após os 60 anos, a maioria causará deficiência visual. Aos 80 anos, mais da metade dos americanos (por exemplo) tem catarata ou foi submetida a cirurgia de catarata.

A catarata pode ocorrer em um ou ambos os olhos. Não pode se espalhar de um olho para o outro.

Sintomas como catarata incluem visão embaçada ou embaçada, cores diminuídas, brilho dos faróis ou da luz do dia, halos ao redor das luzes, visão noturna deficiente ou visão dupla e substituição frequente de óculos ou lentes de contato.

O risco de catarata aumenta conforme você envelhece, mas existem outros fatores de risco, por exemplo:

  • Certas doenças, como diabetes.
  • Fumar ou uso de álcool.
  • Exposição prolongada à luz solar ultravioleta.

Prevenção de catarata

Usar óculos escuros e chapéu de aba larga para bloquear os raios ultravioleta pode ajudar a retardar a catarata. Se você fuma, por favor, pare. Os pesquisadores também acreditam que uma boa nutrição pode ajudar a reduzir o risco de catarata relacionada à idade.

Se você tem 60 anos ou mais, deve fazer um exame completo de midríase pelo menos a cada dois anos. Além da catarata, os oftalmologistas também podem verificar se há sinais de degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e outras deficiências visuais. O tratamento precoce de muitas doenças oculares pode salvar sua visão.

Existem várias maneiras de reduzir ou atrasar o risco de desenvolver catarata.

Consumir uma dieta rica em antioxidantes

Uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de cataratas.

Dados da 2ª Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição mostraram que uma dieta rica em vitamina C reduz o risco de desenvolvimento da doença. Esta conclusão é apoiada pelo Nurses ’Health Study.

O consumo de vitamina E também é protetor no desenvolvimento de cataratas.

Esses dados ainda estão evoluindo e alguns pensam que certas vitaminas podem não prevenir a catarata. O melhor curso de ação antes de iniciar qualquer suplementação é conversar com seu médico principal. O excesso de algumas vitaminas pode ser tóxico.

Use óculos de sol

A exposição à luz ultravioleta pode aumentar o risco de seu desenvolvimento. Por isso, use regularmente óculos de sol que bloqueiem os raios nocivos.

Modificações de estilo de vida

Se você está acima do peso, perder peso pode melhorar sua diabetes ou hipertensão (se tiver). Obesidade, diabetes e hipertensão são fatores de risco para o desenvolvimento de cataratas.

Se você fuma, você deve parar. Você também deve beber álcool com moderação.

São pequenas mudanças que podem ajudar a melhorar sua saúde geral e ocular.

Tratamento de catarata

Se você começar a sentir os sintomas da catarata, o primeiro passo a tomar é consultar seu oftalmologista. Eles podem receitar óculos de grau, óculos bifocais e outros recursos visuais mais poderosos para melhorar sua visão.

Se você tem catarata, o oftalmologista também pode monitorar o progresso de sua catarata. Então, quando sua visão atingir esse nível, eles podem ajudá-lo a realizar a cirurgia necessária para corrigir sua visão.

Embora a doença seja uma causa natural do envelhecimento, ela pode ser facilmente corrigida com uma cirurgia de catarata. Você não precisa continuar a sofrer de problemas de visão.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Rolar para cima