sábado, dezembro 21

Virar uma mulher investidora pode ser um desafio para você. Todavia, saiba que é possível investir e ter rentabilidade mesmo com pouco dinheiro.

Se acaso deseja ter uma carteira de investimentos e quer entender mais sobre o assunto, confira essas seis dicas para começar a ver seu dinheiro render.

  1. Estude o mercado

O primeiro passo para ter sucesso com seus investimentos é saber onde estão as melhores oportunidades para aumentar sua renda. De fato, é possível encontrar conteúdo de valor na internet, em sites de corretoras de investimentos e até mesmo em cursos online.

Reserve uma parte do seu dia para acompanhar as notícias sobre finanças e faça disso um hábito. Dessa forma, será mais fácil entender onde colocar o seu dinheiro.

  1. Cuide do seu orçamento

Fazer o dinheiro render também pode ser um exercício com o seu orçamento doméstico. Que tal fazer uma planilha com seus gastos e descobrir onde você possui mais gastos. 

De fato, as despesas que podem ser reduzidas podem aumentar o capital que será usado para investir.

Ao invés de ir na manicure toda semana, que tal reduzir a frequência para duas vezes por mês? Você pode aprender a cuidar das unhas em casa e ter um momento de autocuidado.

  1. Tenha uma reserva de emergência

O dinheiro que será investido nem sempre pode ser usado nos próximos meses. Por isso é fundamental ter dinheiro guardado para se manter caso aconteça algum imprevisto.

Nesse sentido, a reserva de emergência deve ser igual ou maior a três meses do seu salário.

  1. Invista em criptomoedas

As criptomoedas são uma forma fácil e segura de começar a investir. Com a valorização do SHIB e de outras moedas digitais prevista para acontecer nos próximos meses pode ser interessante adquirir as moedas em baixa para vender nos momentos de valorização.

O melhor de tudo é que a popularização das criptomoedas torna possível gastar seus lucros nas principais lojas de diversos segmentos como Amazon, Microsoft, Twitch, Shopify entre outras.

  1. Encontre uma nova fonte de renda

Inegavelmente, quem quer investir precisa de diversas formas de ganhar dinheiro. É possível aumentar seus ativos encontrando uma forma de ganhar uma renda extra.

Você pode fazer um bazar e vender roupas e acessórios que não usa mais, trabalhar como freelancer nas horas vagas e até mesmo empreender com algum hobby como a fabricação de doces e bolos.

Muitas mulheres conseguiram a independência financeira seguindo suas paixões e hoje são realizadas na área profissional e no lado pessoal também.

  1. Trace metas a curto, médio e longo prazo

Verdade seja dita, ter um objetivo para investir é mais fácil para entender se vale a pena ou não. Como todo mercado possui algum risco, é importante ter metas para um ano, dois anos e quatro anos, por exemplo.

Pergunte a si mesma, o que eu quero fazer com esse dinheiro? Viver a maternidade e ter tempo para cuidar dos filhos? Fazer uma viagem? Comprar uma casa na praia? Abrir seu próprio negócio?

Com essas respostas você saberá quanto dinheiro precisa e o tempo estimado para ter a rentabilidade desejada.

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.