Profissional e mãe: como conciliar tudo?

profissional-mae-como-conciliar-tudo

Muitas mães sofrem com a difícil escolha de trabalhar para dar uma melhor vida financeira aos seus filhos ou deixar de lado a vida profissional para se dedicar integralmente a eles e motivar os filhos a estudar e ajuda-los. 

Outras, ainda, sequer tem a escolha e, então, fazem o que podem para sustentar a sua família e educá-la na mesma medida.

Além disso, há algum tempo atrás, era extremamente comum abandonar a vida profissional ou sequer ao menos começá-la para cuidar das crianças. Atualmente, no entanto, a realidade é oposta e o que ocorre, muitas vezes, é a desistência de ser mãe para se dedicar a carreira.

Contudo, há grandes exemplos de mulheres que são mães e obtiveram um grande sucesso em sua vida profissional sem deixar de dar atenção para os seus filhos. Como um grande exemplo, podemos destacar a Luiza Trajano, dona da rede de lojas de varejo Magazine Luiza.

Se ela e outras mulheres conseguem tal feito, você também pode conseguir. E, para ajudá-la nessa difícil tarefa, este artigo reúne algumas dicas essenciais para você conseguir conciliar o seu papel como mãe e a sua vida profissional. Confira!

Organização é tudo

Ser mãe não é uma tarefa fácil e você provavelmente já sabe muito bem disso. Logo, para que seja possível conciliar tal papel com uma vida profissional, será preciso uma boa organização. Nesse sentido, comece pela sua rotina. Estabeleça horários para fazer as coisas, defina prioridades e metas de curto, médio e longo prazo.

Assim, você terá um maior controle sobre tudo o que está acontecendo, além de conseguir garantir que está cada vez mais próxima dos seus objetivos pessoais e profissionais. Sem organização, não será possível ir muito longe.

Tenha tempo para você e sua família

Enquanto estiver se organizando, não se esqueça de separar tempo para você e a sua família. Afinal, você está buscando uma maneira de conciliar sua vida profissional com a tarefa de ser mãe e não apenas focar em uma delas. Para isso, será imprescindível ter tempo de qualidade com os seus filhos ou filhas.

Além disso, você pode planejar formas de se recompensar nesses dias, seja com um passeio com as crianças ou um simples dia vendo filmes. Faça qualquer coisa que gostar e lembre-se de descansar.

Dê preferência a empresas que compreendam a sua condição

Ser mãe é algo natural e belo e muitas empresas hoje já entendem isso. Nelas, é possível obter apoio e se livrar de ambientes nos quais o preconceito está presente.

Portanto, se você puder escolher, busque empresas em que o acolhimento a mães é existente e não o contrário. Assim, o conciliamento se tornará muito mais fácil. Somado a isso, opte por vagas de trabalho remoto, pois assim é mais fácil estar perto da família.

Busque ajuda

Como última dica, busque ajuda em pessoas com as quais você sabe que pode contar. Dessa maneira, podem ser amigas, amigos, seu marido ou até mesmo o governo.

A depender de sua condição financeira, não há problema em se informar por meio de notícias auxilio Brasil para fazer parte do programa, por exemplo.

Não é nenhuma vergonha e pode ser uma grande ajuda para conseguir conciliar o seu papel de mãe com a sua vida profissional. Afinal, isso pode permitir que busque por condições melhores de trabalho sem se cobrar tanto ou com uma preocupação financeira menor.

Como outro exemplo, se precisar fazer uma viagem profissional não há problemas em conversar com seu marido para que ele o acompanhe e cuide do filho ou filha em sua ausência e vice-versa. Não tenha medo de pedir ajuda, pois todos precisam de alguém em algum momento.

 

Artigo Anterior A Próxima Geração De Serviços Em Nuvem

Gostou? Compartilhe!
© 2021 - Desassossegada. All Rights Reserved.