segunda-feira, janeiro 27

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre autocuidado e como ele é importante para qualquer mulher. Mas você sabe por quê? Para começar, porque beleza e saúde são palavras que andam juntas, simplesmente porque vários atributos da primeira têm a ver com a segunda. 

Sabe aquele brilho e viço na pele que têm cara de saúde? Provavelmente significam isso mesmo. Não basta investir em cuidados estéticos, uma rotina de cuidados é tão importante quanto. Sem isso, nem os melhores dermocosméticos do mercado conseguem fazer milagres.

É importante lembrar que, quando falamos em saúde, nunca estamos falando só da parte física, mas também da mental. Afinal, se não estamos bem psicologicamente, nosso corpo responde a isso. Existem até doenças que têm origem no estresse ou no fato de estarmos deprimidos.

Se a essa altura você está pensando que até entende a importância, mas que não tem tempo para cuidar de todos esses fatores além de tudo o que já faz na correria do dia a dia, calma. Respire fundo que a gente vai dar dicas para incluir o autocuidado na sua rotina.

Conheça o seu corpo

As mulheres sabem que o humor e a disposição variam conforme a etapa do ciclo menstrual, influenciados pelas alterações hormonais de cada fase. Conhecer o seu corpo é uma forma de lidar com essa montanha-russa. Ir ao ginecologista regularmente é outro jeito de fazer isso e ainda cuidar da saúde ao mesmo tempo.

Outra dica é usar aplicativos que monitoram o ciclo menstrual, a ovulação e os sintomas associados a cada momento. Em alguns deles, você pode conversar com outras mulheres e receber dicas de especialistas para lidar com eventuais desconfortos físicos e psicológicos.

Mantenha uma dieta saudável

Muitas mulheres só pensam em dieta quando querem emagrecer, mas a verdade é que todas deveriam se preocupar com o que comem no dia a dia. O prato deve ser colorido, contendo frutas, verduras e legumes todos os dias. Também é recomendado evitar ultraprocessados e excesso de gordura. 

Manter uma dieta balanceada influencia não só no seu peso, mas também na sua saúde e disposição. Existe até uma lista de alimentos mais ou menos indicados para cada fase do ciclo menstrual, vale conhecer.

Beba água

Dica óbvia, mas que precisa estar na lista porque muita gente simplesmente esquece. Manter o corpo hidratado é fundamental para seu bom funcionamento e tem tudo a ver com a beleza. Se você não se lembra de tomar pelo menos 2 litros de água por dia, existem aplicativos que te dão esse toque.

Bem-estar feminino a importância dos cuidados físicos e mentais
Bem-estar feminino a importância dos cuidados físicos e mentais

Pratique exercícios físicos

Esse é outro hábito associado ao emagrecimento, mas necessário para a manutenção de praticamente tudo no nosso corpo, incluindo a nossa saúde mental. Encontre uma atividade que te dê prazer e a inclua na sua rotina semanal. Não precisa ser academia, pode ser dança ou corrida, para citar alguns exemplos.

Frequente um psicólogo

Existem várias abordagens e cada pessoa vai se identificar mais com uma ou outra, mas toda mulher deveria frequentar um psicólogo. O consultório é um dos melhores espaços de autocuidado que existem, e, ao se conhecer melhor, você também encontra maneiras de se cuidar melhor, em todos os aspectos.

Medite

A meditação é uma prática milenar que ajuda a regular o corpo e a mente. Alguns minutos por dia já podem provocar mudanças significativas na sua vida, diminuindo o estresse e melhorando a sua concentração, entre outros benefícios. No YouTube, há várias práticas guiadas e gratuitas para quem está começando.

Adote uma rotina de skincare e um cronograma capilar

Essas duas dicas em uma são um combo de beleza, que você pode fazer em casa e que também são momentos de autocuidado. A pele precisa ser limpa e hidratada todos os dias, e os cabelos também pedem um cronograma específico. Aproveite esses momentos para colocar uma música e relaxar.

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.