sábado, dezembro 14

Tendo cada vez mais adeptos no Brasil, segundo pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a Harmonização Facial é um conjunto de procedimentos estéticos que tem como objetivo acentuar a beleza e proporcionar mais harmonia ao rosto, modificando os traços de maneira adequada e promovendo um Rejuvenescimento Facial que muitas vezes é prejudicado pelo processo de envelhecimento, com o aumento da Flacidez, o surgimento das Rugas e a queda dos tecidos, músculos e gordura.

Diferente do que muitos pensam, a harmonização facial não é inspirada em um padrão de beleza e nem é ancorada em uma percepção pessoal do que é mais bonito.

A dermatologista Dra. Ana Carulina Moreno, formada pela Universidade de São Paulo explica que esse procedimento é fundamentado em uma “matemática científica” que permite idealizar as proporções ideais de cada rosto, ou seja, é um procedimento desenvolvido de forma completamente personalizada e única para cada paciente.

Os Procedimentos de Harmonização Facial que são tendências em 2022:

harmonizacao-facial-no-rj
Dra. Ana Carulina Moreno: Especialista em  Harmonização Facial

Segundo a Dra. Ana Carulina Moreno, uma dúvida frequente no consultório é a partir de que idade é indicado realizar a Harmonização Facial, e a resposta é que há idade mínima.

Afinal, esses procedimentos são indicados para todos aqueles que têm a intenção de ter um rosto mais proporcional e/ou jovem ou apenas querem realçar algum ponto de beleza.

Outra dúvida frequente, segundo a dermatologista, é sobre o tempo de recuperação que, assim como o protocolo de tratamentos, é algo individual, pois vai depender dos procedimentos que foram realizados.

No geral, os pacientes que realizam toxina botulínica e preenchimento podem voltar à rotina habitual já no dia seguinte, tendo cautela apenas com exercícios físicos de alto impacto e exposição solar por alguns dias.

O receio de ter um resultado artificial é o que afasta muitas pessoas de tomarem a iniciativa para realizarem o procedimento, por isso é necessário buscar a orientação de um profissional qualificado e de confiança para que seja proporcionada uma mudança sutil e adequada.

A dermatologista chama atenção ainda para uma pesquisa realizada pela professora Dra. Alexa Kimball, da Harvard Medical School, que sugere que 80% do envelhecimento é relacionado ao estilo de vida e 20% é relacionado à genética.

Por isso, reforça que, além dos procedimentos, é fundamental manter uma rotina com hábitos saudáveis, alimentação rica em proteínas e vegetais, exercícios físicos regulares e bastante ingestão de água.

 

Veja também Estética facial e corporal, como procedimentos estéticos podem ajudar na autoestima

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.