Bebê conforto no carro: como escolher um?

Já é do conhecimento da maioria das pessoas que precisa de bebê conforto no carro para poder transportar bebês em carros, é preciso garantir que a criança esteja segura e permaneça em segurança até o destino final. 

A melhor forma e também mais recomendada de assegurar isso, é usar o bebe conforto no carro, ele irá manter o bebê em uma posição confortável e mantê-lo bem posicionado.

Para usar o bebe conforto no carro é preciso escolher o mais adequado para o tamanho da criança. 

É normal que no momento da escolha surjam algumas dúvidas, uma vez que escolher um dispositivo de segurança como esse não é a mesma coisa de escolher, por exemplo, uma roupinha.

Você também: o que vestir para um batizado.

O que colocar no bebê conforto para ficar mais confortável?

Usar o bebe conforto no carro é indispensável para garantir a segurança das crianças, além do seu uso ser obrigatório por lei. 

No entanto, apesar do nome sugerir que é confortável, muitas crianças podem se sentir incomodadas e estranhar muito, o que faz com que muitas tenham uma certa resistência ao equipamento e chorem desesperadamente ao serem colocadas nele. Se o percurso for longo, pior ainda.

Com a tentativa de amenizar esse desconforto sentido pelos bebês e crianças e ajudar aos pais e/ou responsáveis, algumas coisas podem ser feitas. Confira abaixo algumas sugestões que podem ajudar;

  • Escolha um body infantil mais confortável para a viagem;
  • Assegure que o bebe conforto no carro seja o mais adequado para a altura e peso da criança. Se a cadeirinha for menor que o tamanho ideal poderá causar mais desconfortos para a criança;
  • O bebe conforto deverá, sempre, estar voltado para trás, diferente da poltrona reversível que pode ser virada tanto para a frente como para trás;
  • É aconselhado que evite dar uma grande quantidade de comida para a criança antes de ser colocada no bebe conforto no carro. Com o movimento que o carro faz quando está em movimento é possível que a criança fique enjoada, dessa forma ela poderá se irritar. Com a agitação pode ser que ela se machuque no bebe conforto e crie um tipo de “raiva” do dispositivo.

Para que serve o suporte do bebê conforto no carro?

O suporte do bebe conforto no carro é um mecanismo que torna a instalação mais fácil, além de facilitar também o seu uso em carros diferentes. 

O suporte serve como uma base, que torna mais fácil a retirada da criança do carro e permite também que o bebe conforto seja ajustado de maneira que ele fique em uma melhor posição.

Antes de comprar, verifique se é de uma boa marca, ou seja, uma marca de confiança e também se ele acompanha o suporte. Vale lembrar que há muitas opções no mercado e nem todas vendem o bebe conforto com o suporte, já que este pode ser vendido de forma separada.

Como colocar o bebê conforto no carro para recém-nascido?

O bebe conforto ou cadeirinha não deve nunca ser colocado no banco da frente, ele deve sempre ser posicionado no banco de trás do carro. É importante que o recém-nascido seja posicionado no bebe conforto com as costas voltadas para o movimento do carro.

Nos primeiros anos de vida, é recomendado utilizar um dispositivo que serve para reter as costas contra o movimento, sendo esta uma medida de grande importância, uma vez que ela irá fornecer mais segurança para a criança, ainda mais nas primeiras fases de vida do bebê.

A academia Americana de Pediatria afirma que se uma criança estiver de costas para o movimento do carro, ela terá cerca de 75% a menos de chances de ter ferimentos considerados graves ou fatais em caso de acidente. 

Essa estimativa é válida para crianças que tenham até dois anos de idade. Os tipos de lesões mais frequentes em crianças vítimas de acidente de carro são as cranianas. Esse fato pode ser justificado pela explicação de que os bebês possuem a cabeça grande quando comparado ao corpo, sendo que a estrutura óssea do pescoço ainda é imatura.

Sendo assim, com o bebe conforto no carro posicionado para frente, mesmo com o tronco e os ombros presos, caso ocorra alguma batida o pescoço e a cabeça serão impulsionados para a frente. Já na posição correta, a criança será pressionada contra a própria cadeirinha, diminuindo em até 5 vezes a pressão que seu corpo sofreria se estivesse na posição errada. 

Desse modo, a posição correta assegura que a criança sofra uma pressão menor em casos de acidente.

Qual bebê conforto mais seguro?

De um modo geral, todos que são aprovados pela ABNT são muito seguros. O que vai ser mais seguro para sua criança é que deve ser questionado. 

Para isso basta escolher um modelo que seja adequado para o tamanho da criança que vai usar. Cuidado para não querer economizar, e comprar um maior que teoricamente durará mais, lembre-se que o importante é oferecer segurança para a criança.

Como o bebê deve ficar no bebê conforto no carro?

Crianças recém-nascidas e de até dois anos de idade devem ser posicionadas de costas para o movimento do carro. 

As crianças maiores podem ser colocadas voltadas para a frente, de acordo com o movimento do carro. Sempre deve prestar atenção para prender muito bem a criança ao bebe conforto, de forma que os cintos estejam ajustados ao corpo da criança.

Pode usar bebê conforto no carro sem a base?

O bebe conforto pode ser usado sem a base, desde que esteja bem colocado no carro, sempre confira se ele está firme. 

Com a base é mais fácil instalar ele no carro, mas não há nenhum problema de usá-lo sem, desde que esteja bem preso.

Para que serve a base de um bebê conforto?

Um modelo com base é mais prático, uma vez que permite que a cadeirinha seja removida sem ter que acordar a criança. Isso pode ser muito útil também em situações nas quais se esteja com pressa.

Conclusão

Este foi nosso artigo sobre como escolher um bebe conforto no carro. 

Sem dúvida, ter um bebe conforto ajuda na segurança de uma viagem no carro. Além disso, como complemento, é possível também escolher uma música calma e relaxante para ajudar na distração do bebê enquanto estiver viajando. 

Portanto, esperamos que possa ter te ajudado a conhecer os melhores critérios na compra de um bebe conforto.

Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
© 2021 - Desassossegada. All Rights Reserved.