o-que-e-um-remedio-fitoterapico

O que é um remédio fitoterápico?

Um costume antigo do brasileiro que é encontrado em praticamente todos os lares, sobretudo aqueles que tem uma avó, é o uso de plantas medicinais. Muitas vezes esse uso acabava vindo de uma necessidade, já que muitas pessoas não tinham acesso à medicina convencional por terem uma vida muito mais simples ou mais afastada, e por isso acabavam por fazer muitas descobertas com remédios naturais.

 Hoje a medicina tradicional também abraçou o uso de plantas medicinais, o que eles chamam de medicamento fitoterápico. Então para tirar todas as dúvidas, vamos explicar o que é um remédio fitoterápico.

A medicina popular

Chá de camomila para dormir melhor, chá de boldo para o estômago, você provavelmente já teve alguém te indicando um dos dois, e é bem provável que fosse alguém que não tem formação nenhuma em medicina. No Brasil a medicina popular é algo extremamente recorrente.

Com ela aprendemos remédios caseiros em sua maioria feitos a base de plantas, e não só as utilizamos como também passamos seu conhecimento adiante com receitas para amigos e para as próximas gerações, fazendo com que esse conhecimento perdura e se torne cada vez mais respeitado exatamente por ser passado através do tempo.

Mas o que é um remédio fitoterápico?

A Agência Nacional da Saúde, a Anvisa, classifica remédios fitoterápicos como aqueles que são derivados e também produzidos a partir de plantas ou vegetais que podem ser considerados medicinais. 

Esses remédios passam pelos exatos mesmos controles e estudos clínicos que outros medicamentos tradicionais passam também, o que mostra sua eficiência e tira a dúvida se existem riscos para o uso humano.

Vale lembrar que hoje, cerca de 25% dos medicamentos do mundo tem princípios ativos que vem de plantas, e cerca de 70% dos medicamentos que são usados no combate ao câncer também.

Remédios fitoterápicos são seguros de verdade?

É importante frisar que o uso de remédios desse tipo é sim seguro e inclusive é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, sendo uma prática que cresce cada dia mais adicionando mais uma alternativa para tratar problemas no dia a dia das pessoas.

Mas é claro, é necessário que haja atenção na hora de adquirir esses remédios, já que independente da soja onde você compra, ela deve estar autorizada pela Anvisa para comercializar esse tipo de produto, do contrário, não é recomendável comprar.

Qual a diferença entre um remédio fitoterápico e um convencional?

Existe uma grande diferença entre remédios fitoterápicos e os chamados sintéticos, que precisam ser produzidos através da síntese, isto é, através de um processo onde as moléculas químicas são unificadas com o propósito de formar a fórmula desejada.

E já no caso das fitoterápicas, é utilizado apenas substâncias naturais que são retiradas do extrato da planta ou vegetal, e com isso o medicamento é produzido.

Remédio fitoterápico precisa de receita?

A resposta é sim. Assim como alguns medicamentos tradicionais necessitam de receita médica para serem vendidos, alguns fitoterápicos também precisam. Isso vai variar de acordo com a doença que será tratada, e por isso os remédios mais potentes, portanto os que podem  trazer riscos à saúde, ganham uma tarja e aí precisam ser indicados por um médico para que possam ser comprados.

Mas lembrando, os mais simples que tratam coisas mais leves não necessitam de nenhum tipo de prescrição.

Plantas medicinais e remédios fitoterápicos são a mesma coisa?

A resposta direta é não. Todo medicamento fitoterápico é uma planta medicinal, mas tem coisas que os diferenciam. É importante saber que só a planta de forma individual não é o remédio, mas sim apenas uma matéria prima para a produção do remédio. 

Enquanto isso, o remédio fitoterápico já pronto é o produto final já registrado pela Anvisa e pronto para ser consumido.

Onde comprar remédios fitoterápicos?

Remédios fitoterápicos devem ser adquiridos com a mesma seriedade que se adquire qualquer outro, portanto compre apenas em lugares autorizados pela Anvisa, que possuam seriedade e que experiência no ramo.


Como é o caso da Drogaria Ponto Certo, que possui mais de 20 anos de tradição e experiência no ramo, oferecendo medicamentos de todo tipo, inclusive os fitoterápicos, já a muitos anos, tendo uma história consolidada e com uma ótima relação com seus clientes. Não se esqueça que um remédio pode matar com a mesma força com que pode salvar, então compre no lugar certo. Acesse o site e saiba mais.

Cuidados que devem ser tomados

Como é com todo tipo de remédio, exageros com os medicamentos fitoterápicos pode ser extremamente prejudicial para a saúde. Sempre procurar auxílio médico para saber as doses certas, horários certos de se tomar e quais tomar para cada necessidade.

Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de remédio, não se esqueça de procurar ajuda médica profissional para saber qual medicamento você deve tomar caso tenha algum tipo de enfermidade, procure sempre evitar a automedicação. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Rolar para cima