O que faz um profissional de Recursos Humanos

A grande maioria das empresas contam com um departamento de recursos humanos. Mais conhecido como, RH, esse setor é responsável por uma série de funções fundamentais para o funcionamento das organizações.

Ao contrário do que muitos pensam, os profissionais de RH se encarregam de muitas tarefas e não apenas de processos seletivos ou organização de festas no final do ano. 

Uma boa área de recursos humanos pode determinar o sucesso de uma empresa. É um setor estratégico que visa melhorar o desempenho das equipes, atrair talentos para o negócio, identificar bons líderes, criar bom clima organizacional, dentre outros objetivos.

O ditado “as empresas são feitas de pessoas” é extremamente  verdadeiro. Então, o RH, setor que cuida da relação entre os colaboradores e a organização, é fundamental em todo e qualquer negócio – seja de grande, médio ou pequeno porte. 

Por ser uma área relativamente nova, que começou no início do século XX, muitos ainda não sabem exatamente o que faz um profissional de RH, quais as tarefas desta área e sua importância dentro das organizações. 

Desta forma, este conteúdo abordará tudo que precisa saber sobre o setor de recursos humanos: o que é, quais as responsabilidades, rotina no dia a dia das empresas e muito mais. 

Como veremos, são muitas tarefas e por isso, surgiu uma solução tecnológica importante para auxiliar a rotina dos profissionais de recursos humanos. Também explicaremos como esse software de rh funciona. Acompanhe! 

Qual o papel do RH dentro das empresas?

Um profissional de RH é especializado em gestão de pessoas. Esse setor lida diretamente com os colaboradores da empresa, desde o processo seletivo e seu recrutamento até o momento de desligamento das atividades do funcionário.

Ou seja, acompanha toda a trajetória do colaborador dentro da organização. Além da parte burocrática relacionada a essas funções (recrutamento, desenvolvimento e desligamento), o profissional deve ter sensibilidade para perceber problemas pessoais ou coletivos que possam interferir na atuação dos colaboradores e nos resultados da empresa. 

Dentre as principais responsabilidades do setor de recursos humanos, estão: atrair, reter, engajar e desenvolver colaboradores da empresa. O objetivo é ter um clima organizacional próspero, melhora do rendimento das equipes e ter sempre ótimos profissionais no time. 

As empresas são feitas de pessoas, se recorda? Então, saber gerenciá-las e desenvolvê-las é imprescindível para o sucesso das organizações. 

Quais as principais tarefas do RH?

São muitas tarefas, é verdade. O departamento de RH é responsável por uma série de funções importantes como o recrutamento e seleção de colaboradores – uma atividade importante para compor equipes de sucesso. 

Também é  responsável pelo treinamento dos funcionários, elaborar estratégias para criar ou manter um clima organizacional saudável, desenvolver projetos para estimular os colaboradores, identificar bons líderes e manter uma boa relação entre contratante e contratado. 

Além de se relacionar e negociar, quando necessário, com as representações sindicais, atualizar banco de dados sobre os recursos humanos da empresa,  controlar as férias, ponto de entrada e saída de cada funcionário, dentre outras tarefas. 

Outra responsabilidade do RH é o departamento pessoal. Ou seja, é tarefa desses profissionais garantir o cálculo dos benefícios dos colaboradores, efetuar pagamentos e  o cumprimento de leis trabalhistas.

Também encontram maneiras para reduzir cursos empresariais e lidam com toda a burocracia que envolve as atividades citadas. Muita coisa, não é mesmo? O setor de RH é complexo no qual envolve grande parte do funcionamento de uma empresa. 

Para auxiliar esses profissionais, atualmente existem algumas soluções tecnológicas, como os softwares de RH. 

Software de gestão de pessoas

Um software de gestão de pessoas auxilia o profissional de RH a gerenciar o capital humano da empresa. A solução garante uma descentralização do RH,  ao deixar as informações acessíveis aos colaboradores em tempo real.

Além de fazer o preenchimento de informações automaticamente e otimizar os processos operacionais do setor, como cálculo de benefícios e organização dos pontos de entrada e saída. 

São ferramentas importantes, que otimizam a rotina dos profissionais de RH, proporcionando mais tempo para atividades que desenvolvam os colaboradores e tragam mais resultados para a empresa. 

Essa solução está sendo incorporada por centenas de empresas no país. Então, o setor de RH promete ser revolucionado ao longo dos anos com o auxílio de tecnologias como essas. 

O que não mudará é que o setor de RH é o elo entre colaboradores e empresas, esses profissionais visam garantir as necessidades de ambas as partes com harmonia e um bom clima organizacional.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Rolar para cima