O que representa a maquiagem?

o-que-representa-maquiagem

Para muitas mulheres, a maquiagem se tornou uma parte essencial da vida diária.

Além de mascarar e esconder imperfeições, uma maquiagem bem-feita pode transformar a pele e realçar os traços.

Há um visual para cada ocasião, seja no trabalho, na balada ou no dia a dia. Assim como uma mulher se veste e sai e escolhe suas roupas a cada momento, a maquiagem tem o mesmo efeito.

Preocupações estéticas à parte, a maioria dos produtos de maquiagem colorida contém nutrientes, vitaminas, hidratantes e até protetores solares dermatologicamente testados.

Neste artigo queremos abordar a história da maquiagem e tudo que ela pode representar. Além do assunto que pretendemos abordar, indicamos que você faça um Curso de Maquiagem Online.

História

A evidência mais antiga de maquiagem remonta ao antigo Egito por volta de 3000 aC., a maquiagem teve origem no kohl.

Kohl é um pigmento da cor preta, ela ainda é usada como sombra para acentuar o contorno dos olhos e escurecer os cílios.

Este e outros ancestrais da maquiagem também se desenvolveram milhares de anos depois na Europa, tanto na Grécia antiga quanto em Roma, onde não somente embelezavam as mulheres, mas também os homens.

No entanto, após a queda do Império Romano, o uso desses produtos ficou praticamente obsoleto em grande parte da Europa continental, e ao longo da Idade Média o pensamento religioso falava muito mais alto do que a vaidade.

Os cosméticos não ressurgiram com força até o século XV, quando a Itália e a França se tornaram as grandes fabricantes de produtos de beleza.

Naquela época, a maquiagem era prerrogativa de reis, cortesãos e nobres, que apreciavam especialmente os pós e pomadas coloridas usadas para pintar os lábios.

Não foi até o século 18 que esses produtos se tornaram populares. Mesmo assim, não é bem recebido em alguns países. Em países europeus, as mulheres mais conservadoras evitavam usá-los porque eram considerados vulgares e associados a costumes menos respeitáveis.

Esse preconceito britânico e americano também não terminou até o início da década de 1920, o que alimentou a mania global da maquiagem.

Três principais produtos de beleza que já existiam na antiguidade

Sombra – O cosmético mais antigo usado pelos egípcios milhares de anos antes de Cristo é chamado de sombra para os olhos. Esse pó escuro é uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas, ele é usado ​​para potencializar o efeito dos olhos, foram encontrados em um vaso no túmulo do faraó Menés, primeira dinastia do Egito, por volta de 3.000 aC meados.

Rouge – O ancestral do rouge pode ter aparecido na Grécia antiga. Atenas no século 5 aC, de acordo com o dramaturgo Aristófanes. As mulheres já estão usando matérias-primas como gordura e pigmentos vermelhos para criar esse efeito corado em seus rostos. As tinturas são retiradas das raízes das plantas.

Batons – Também na Roma Antiga, as mulheres misturavam diversos ingredientes como mingau de cevada, chifres moídos, mel e salitre para criar uma pasta à base de gordura que era aplicada nos lábios como o batom original.

Mas na época, tratava-se mais de proteger os lábios do ressecamento do que de embelezá-los.

Em poucas palavras: minerais, argilas e fuligem dão o tom para o visual original.

Principais cores:

  1. Vermelho: Nos tempos antigos, a maquiagem neste tom continha óxido de ferro, retirado de rochas moídas.
  2. Preto: A cor vem de compostos que contêm elementos básicos: cinzas, carvão e fuligem.
  3. Verde: É obtido de um minério de cobre chamado malaquita.
  4. Marrom: a principal matéria-prima para essa cor era a argila.

Por que a maquiagem é importante

A autoestima é um valor que nos esforçamos para aprender ao longo de nossas vidas. Então, todos os dias, nos esforçamos para entender melhor nossas personalidades, perspectivas, corpos e o que tudo isso realmente significa. Isso porque todos devem se sentir bonitos, com ou sem maquiagem.

No entanto, isso não é realidade. As pessoas tendem a se sentir inseguras diante do abismo dentro da sociedade, principalmente quando uma pessoa vive de aparências.

A maquiagem desempenha um papel vital na auto-estima, especialmente no caminho da descoberta.

Assim, por meio dele, as mulheres podem se expressar e ter mais confiança. Em cada produto que você usa, há uma história, e todos têm uma tentativa de expressar os seus devidos sentimentos.

Se você deseja melhorar a sua confiança e auto estima, é indicado que você faça um Curso Online  com o objetivo de melhorar as suas qualidades sobre o assunto.

Por que usar maquiagem?

Além de encobrir os problemas que a incomodam, a maquiagem também pode realçar a beleza da mulher. Portanto, para a vida diária, não é fundamental usar muitos produtos. Apenas o básico é suficiente para fazer qualquer mulher se sinta mais confiante.

Portanto, as mulheres não sabem o motivo das maquiagens serem importantes. A maquiagem está associada à personalidade, autoestima, ao empoderamento e à confiança.

Assim, ao usar maquiagem, as mulheres se sentirão prontas para qualquer ocasião. No entanto, muitas pessoas ainda não usam maquiagem, por motivos religiosos, não entendem como usar ou simplesmente não gostam. Alguns exageram no uso e não utilizam produtos adequados à sua própria situação.

Na vida cotidiana, apenas o básico é necessário. Porém, para as festas e para os eventos, você pode usar diversos produtos mais chamativos com tons mais pronunciados.

A luz natural do dia a dia geralmente acentua a maquiagem, então use tons mais claros. Em eventos, a luz costuma ser mais fraca, então cores mais lindas podem ser abusadas. É importante que uma mulher, com ou sem maquiagem, se olhe no espelho e goste do que vê. Então, se você vê uma necessidade, você pode usar maquiagem para realçar sua beleza. No entanto, você precisa saber o que está fazendo e evitar exageros e efeitos rebote.

A maquiagem é socialmente inclusiva

Por que a maquiagem é importante? Um papel extremamente importante na maquiagem é ajudar as mulheres que lutam pela aceitação social todos os dias.

Pois, há diversos problemas que incomodam as mulheres: acne, sinais, cicatrizes e outros problemas que afetam a autoestima.

Por isso, maquiagem para encobrir as imperfeições e, finalmente, se tornar mais confiante.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Veja também Cílios postiços: manual prático para você

 

Gostou? Compartilhe!
© 2021 - Desassossegada. All Rights Reserved.