sábado, dezembro 14

Qual série devo assistir na Netflix? Qual seguradora é melhor para mim e minha família? Para qual restaurante devo levar meu par do Tinder? Esses dilemas podem parecer familiares – já que hoje em dia, é comum sentir-se bombardeado por escolhas.

As decisões, mesmo as menores, podem ser difíceis e cansativas, especialmente quando nos deparamos com tantas opções. Os humanos não conseguem processar tanta informação de uma só vez.

O site Resenha Marketing, comunidade com as melhores resenha sobre marketing, explica porque esse tipo de comunicação funciona tão bem e porque tem sido levado tão à sério pelas empresas do mercado atual: “As críticas dos consumidores e a opinião popular em geral resumem a sabedoria da população e servem como um meio de inteligência coletiva, dando forma e estrutura à riqueza de informações existentes”.

Cada vez mais, as pessoas leem comentários durante seu processo de tomada de decisão:

Júlia Ferraz, em entrevista ao portal Diário Seguro, falou um pouco sobre sua própria experiência com os Reviews: “Toda mulher gosta de fazer algumas experiências com produtos cosméticos e de vez em quando a gente vê alguém que teve um problema fazendo algum tipo de procedimento em casa. O cabelo pode quebrar e até cair todo. Quando tem depoimentos de mulheres que usaram algum produto bom pra (sic) fazer alisamento caseiro ou descoloração, a gente se sente mais segura pra (sic) fazer a compra”.

Quando as experiências reinam supremas

Um número crescente de consumidores está gastando mais de sua renda em experiências, como viagens e entretenimento e, claro, as experiências não podem ser trocadas – portanto, as avaliações de outros compradores têm muito peso.

Como nem todo negócio cumpre sua promessa, os consumidores estão ficando mais resistentes às compras por impulso, pois não querem acabar desapontados (e sem dinheiro). 

O caminho lógico? Procuram avaliações que contenham algo relevante sobre uma empresa ou produto.

Reviews: Orientação simples e relevante
Reviews: Orientação simples e relevante

Em busca do produto perfeito

Os consumidores são mais propensos a consultar avaliações se estiverem comprando um produto de uma marca desconhecida ou avaliar a qualidade se o produto for novo no mercado. 

As avaliações são levadas ainda mais a sério se o consumidor achar que a compra é cara. Por exemplo, as revisões são procuradas para itens de alto valor, como eletrônicos ou eletrodomésticos.

Hoje, não adianta mais uma marca cobrir seus produtos de elogios. O consumidor quer ver nas revisões o que outras pessoas comuns estão dizendo.

Uma marca apresentando um eletrodoméstico e prometendo dezenas de benefícios, não tem o mesmo poder de convencimento do que um comentário de um consumidor dizendo “Essa é a melhor cafeteira de cápsula que eu encontrei no mercado. Estou amando!”, ou “O melhor custo benefício possível. Esse é o melhor aspirador que já tive na vida.”

Um comentário assim tem mais impacto no consumidor do que qualquer tipo de propaganda.

Embora os consumidores estejam ansiosos para experimentar coisas novas, muitas vezes também há um certo grau de ceticismo. Hoje, não é exagero dizer que todo mundo lê resenhas quando quer experimentar algo novo, e quando os consumidores confiam nas informações que encontram, sentem que é mais fácil para avaliar suas opções e tomar uma decisão inteligente.

Por que comentários são levados tão a sério?

Avaliações respeitáveis ​​tornam muito mais fácil descobrir quais empresas evitar, economizando o tempo e o dinheiro suado dos consumidores – dois recursos muito preciosos.

As avaliações ajudam o possível comprador a ter uma ideia validada sobre as empresas antes de gastar seu dinheiro.

Resumindo – as pessoas leem comentários por que:

  • Oferecem orientação valiosa de pessoas que usaram o serviço ou produto
  • Facilitam a decisão dos compradores
  • Atestam a confiabilidade de uma empresa
  • Indicam o que de melhor e de pior pode acontecer
  • Oferecem informações sobre a qualidade do produto

Para se ter ideia do quanto os reviews têm sido levado a sério, já em 2014, 88% dos consumidores buscavam avaliações on-line para antes de fazer compras.

A publicidade tradicional já não tem o peso que tinha . Os consumidores são mais inteligentes, têm mais informações em mãos e gostam de sentir que tomaram a decisão certa na hora de fazer uma compra. 

Um anúncio não ajuda o consumidor a fazer uma compra, apenas oferece outras opções. Avaliações, recomendações e experiências pessoais carregam um valor muito maior para os consumidores que dedicam tempo para serem mais deliberados com uma compra, e, por mais que a tecnologia esteja se tornando cada vez mais relevante em todos os cenários e em todos os lugares do mundo, a verdade é que pessoas confiam em pessoas, se relacionam com elas, e enquanto for assim (provavelmente, sempre será), ouvir (ou ler) uma opinião sobre algo ou alguém sempre será um fator de decisão.

Redação: Bruna Bozano

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.