quinta-feira, janeiro 2

Todo mundo, em algum momento, já pensou que está pálido demais e precisa pegar um “solzinho”, não é mesmo? Porém, depois de um longo dia na praia, desfrutando dos raios ultravioleta, vem a preocupação de manter a pele morena. 

No entanto, devemos tomar os devidos cuidados com a exposição em excesso ao sol, para evitar que os riscos da pele descascar, machucar ou manchar não ocorram. E para conservar o efeito dourado na pele o ano todo, uma opção interessante é apostar no uso dos autobronzeadores.  Assim, não é preciso mais esperar o verão chegar.

Seu desejo é permanecer bronzeado por 365 dias? Então confira algumas sugestões que vão prolongar o bronze da sua pele por mais tempo. 

5 dicas para manter a pele bronzeada e saudável o ano inteiro
5 dicas para manter a pele bronzeada e saudável o ano inteiro

Quais são os tipos de bronzeamento?

Para quem deseja uma pele com aspecto saudável, mas não quer esperar os dias ensolarados para garantir aquela “corzinha” saudável, existem alguns métodos principais que são utilizados como o bronzeamento a jato, os autobronzeadores e as câmaras de bronzeamento. 

Todos eles possuem ativos que proporcionam o efeito dourado na derme sem a interferência da luz solar, seja por meio de processos químicos ou por luzes artificiais que imitam os raios UV.

Bronzeamento a jato

É uma técnica que pulveriza substâncias como a Dihidroxiacetona (DHA) e Eritrulose em todo o corpo.  Elas reagem aos aminoácidos da pele, promovendo a cor dourada. Essa cor vai se intensificando de três a sete horas depois da aplicação.

Conforme a renovação celular, assim como a perda das células mortas, a pele vai retornando para a sua cor natural, isso pode acontecer em até dez dias. É um procedimento que não causa dano à saúde e não aumenta a produção de melanina. Contudo, as dermes ressecadas perdem o efeito mais rápido. 

Por isso, é importante manter uma pele hidratada, esquivar-se dos banhos de mar e piscina, bem como o de chuveiro quente, já que facilitam na remoção do produto da pele.

Autobronzeadores

Os autobronzeadores são produtos fáceis de aplicar. São vendidos no mercado em forma de spray, mousse, gel e loção. Sua duração na pele pode variar entre 5 a 12 dias. Portanto, conhecer o tipo da sua pele vai contribuir para o prolongamento do bronze.

Para as epidermes mais secas, são indicados os cremes e loções, uma vez que ajuda na hidratação. Busque por aqueles em que a composição tenha DHA, pois é a responsável por bronzear. No entanto, é fundamental que tenha vitamina, aloe vera, camomila e pantenol para nutrir também sua derme.

Invista em produtos que possam ser usados no rosto e corpo. Espere de 4 a 8 horas para fixar melhor na pele e reaplique diariamente. Dessa forma, a tonalização é feita aos poucos.

Câmaras de bronzeamento 

As câmaras de bronzeamento são realizadas com a exposição dos raios UV artificiais. De maneira uniforme, todo o corpo pode receber a cor desejada como se tivesse realmente ido à praia. Porém, procure a recomendação dermatológica para saber a frequência correta, visto que podem prejudicar a pele ou até mesmo provocar melanoma.

5 dicas para manter a pele bronzeada durante o ano

Primeiramente, ter cautela com o uso dos meios naturais ou artificiais de bronzeamento colaboram para manter sua saúde em dia. Desse modo, antes de usar qualquer método, a opinião dos profissionais deve ser levada em consideração. 

Quando for à praia, à piscina ou estiver exposto à luz solar, opte por horários às onze horas da manhã e depois das quatro da tarde, nos quais o sol não está tão forte e não agride tanto a pele.

1. Hidrate bastante 

É normal ocorrer o ressecamento após o banho de sol, ocasionando na descamação. Logo, aplique hidratantes ou óleos vegetais, como o de coco, amêndoas e abacate. Para acalmar, o ideal é utilizar hidratantes à base de aloe vera.

2. Nada de banhos quentes 

Os banhos quentes prejudicam a barreira protetora que nosso corpo produz naturalmente, deixando nossa epiderme com o aspecto ressecado. Sendo assim, acabam removendo rapidamente o bronzeamento cutâneo. 

3. Alimentação adequada

Ingerir determinados alimentos ricos em betacaroteno, tais como cenoura, beterraba, tomate, abóbora, mamão, pêssego, espinafre, brócolis, couve, agrião, entre outros contribui com a ativação da produção de melanina, fazendo com que o dourado se mantenha por mais tempo. 

4. Esfoliação

Uma vez por semana ou a cada 15 dias, aposte na esfoliação leve, que deixa a pele macia, sem células mortas, assegurando o bronzeado por mais tempo.

5. Uso de filtro solar

O fator mínimo do filtro solar recomendado é de 30 FPS. Ele bronzeia aos poucos, protegendo esteticamente e dermatologicamente contra os danos provocados pelo excesso de sol, como queimaduras e o câncer.

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.