como-remover-mancha-molho-roupas-tecidos

Como remover mancha de molho de roupas e tecidos

Quem nunca teve problema teve problemas com manchas de molho, principalmente molho vermelho, não sabe como é complicado e frustrante tirar essa mancha, muitos até desistem depois de várias tentativas e mesmo assim continuar na mesma.

Não apenas ter bons materiais de limpeza, mas ter produtos de qualidade e acertar na técnica para a mancha sair. E o mais importante para dar certo, paciência.

Se você quer saber como tirar manchas de molho de roupas, sofá, tapete, tecidos em geral, este é o artigo certo para você, continue lendo!

Removendo a mancha de molho

Acidentes sempre acontecem, e parece que quando estamos de roupa branca atraímos os acidentes que vão manchar a nossa roupa. Ou até mesmo, quando recebemos visitas ou se temos criança em casa, tudo pode colaborar para um acidente com molho acontecer.

Uma dica de logo de começo, é se você sempre recebe visitas, cubra a toalha da mesa com o plástico específico para isso, terá mais facilidade na hora de limpar, só passar um detergente e está limpo.

Outra dica é tentar retirar a mancha enquanto ela ainda está fresca, se retirar assim que acontecer será mais fácil que ela saia sem muita dificuldade ou estresse. Isso pode ser considerado para qualquer sujeira, não só manchas. Por exemplo, a gordura de frituras na cozinha, são mais fáceis de serem retiradas as mais recentes, pois ainda estarão moles.

E como já falamos no começo, o segredo para a remoção de manchas é a calma, pois algumas irão requerer tempo e habilidade para que saiam.

Removendo o molho de roupas

Primeiro retire o excesso do molho se for possível, pode usar uma colher ou uma faca. Depois vire a peça do avesso e lave o local que está manchado com água, jogue bastante água no local. Use água fria, a água quente pode deixar a mancha mais impregnada no tecido.

Depois pode colocar a peça para lavar normalmente na máquina de lavar, mas caso a mancha continue, coloque um pouco de detergente incolor sobre o local, esfregue com um pouco de força e coloque para lavar novamente. Molhos tem óleo e o detergente quebra as moléculas, assim, facilitando a remoção.

Roupas brancas

Como falamos antes, parece que as roupas brancas atraem os molhos, principalmente o vermelho. No caso de roupas brancas ou roupas claras, é necessário que o processo de limpeza ocorra imediatamente.

Remova o excesso do molho, tomando cuidado para que ele não se espalhe mais e use produtos específicos para remoção de manchas diretamente na área afetada. O detergente incolor ou o de coco também são ótimas opções, como já falamos antes. 

Depois de aplicar o produto para manchas, coloque para lavar normalmente, mas caso a mancha não saia, coloque mais uma vez o produto, deixe agir por um tempo (sem esfregar para que a mancha não se espalhe) e lave novamente.

Caso não tenha um produto tira manchas em casa, tem a opção de usar vinagre ou água oxigenada. Use em pequena quantidade, antes de aplicar em todo o local, teste em uma pequena parte do lado avesso, para saber se não terá outra reação.

É importante nesses casos que leia a etiqueta da roupa, se ela orienta a lavagem a seco, não lave por conta própria, pode danificar o tecido e aí sim perder a roupa. Leve até uma lavanderia especializada.

Mancha de molho antiga

A remoção de manchas antigas também são simples, mas os resultados podem depender de quanto tempo aquela mancha está ali.

Pegue uma esponja macia e esfregue o local com água oxigenada de 10 ou 20 volumes. Se a mancha não der nenhum sinal de que está saindo, molho um pedaço de algodão em álcool líquido e esfregue no local.

Em seguida, pegue água e sabão e aplique sobre ela, deixe agir por um tempo e logo em seguida pode colocar a peça para lavar. Caso a mancha continue, mesmo que mais fraca, use produtos específicos para remoção. Para que eles tenham maior efeito sobre ela, aplique ele e deixe agir por um tempo.

Vale ressaltar que deve-se tomar cuidado para que a química dos produtos não remova mais que a mancha de molho, danificando a cor da roupa ou estofado.

Mancha de molho no sofá

Manchas de molho no sofá pode dar mais trabalho para serem removidas, não dá para virar ele do avesso ou colocar embaixo da torneira. Mas não é impossível de ser removida.

No caso do sofá, opte por produtos específicos, por se tratar de um tecido diferente de roupas e que pode ser danificado e, então, dar mais dor de cabeça.

Trazemos de novo a dica que a mancha seja removida enquanto ainda estiver fresca, assim não será muito trabalhoso. Retire o excesso com uma colher ou uma faca, sempre tomando cuidado para que ela não se espalhe mais, principalmente em tecidos claros.

Aplique o produto em cima da mancha e deixe agir por um tempo, removendo-o com um pano úmido de água fria, a água quente pode ajudar a mancha a fixar mais ainda.

Caso seja uma mancha antiga, pode usar produtos mais fortes, sempre tomando cuidado com a química que eles contêm, para não danificar o tecido.

Sempre leia as especificações tanto do produto quanto do sofá, veja quais as recomendações do fornecedor sobre a limpeza dele.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Rolar para cima