Já reparou nos diversos tipos de sutiã que existem? Com tantas opções fica até difícil definir qual modelo é o ideal para usar com determinada roupa. Também se está realmente adequado ao perfil do corpo para proporcionar conforto é outra questão que pode te salvar em muitas ocasiões.
Não erre mais na compra de nenhuma peça, confira todas as dicas de cada modelo que selecionamos para você!
Entenda mais sobre os tipos de sutiã e como escolher o ideal
Além do uso tradicional dos sutiãs como peça por baixo é possível usá-los como protagonista de looks deixando-os aparente ou usando em sobreposições.
Além do design, há também outros pontos importantes para se analisar, como a funcionalidade, conforto e sustentação. Sabemos que esses três aspectos influenciam diretamente na usabilidade, podendo interferir positivamente ou não no dia a dia da mulher.
Dentre os aspectos, destacamos:
- Funcionalidade: pensamos em qual o objetivo central da peça, seja para dar mais conforto durante uma prática esportiva, ou para facilitar no momento da amamentação, por exemplo. Por isso, há modelos que ajudam em diferentes momentos e necessidades para proporcionar mais praticidade para a mulher.
- Conforto: Nada de usar uma peça muito apertada e nem muito solta. O ideal é escolher uma que fique confortável e adequada ao seu perfil corporal. Se possuir aro, observe se realmente posiciona no lugar certo, abaixo dos seios, fazendo o contorno adequado. Um aro mal posicionado pode machucar e causar dores após alguns minutos de uso. Da mesma forma, as alças devem estar reguladas sem apertar ou afrouxar demais. Observe também se o fecho traseiro fica na altura adequada e na regulagem confortável.
- Sustentação: proporcionar uma boa sustentação é uma das funções do sutiã e deve ser feita adequadamente para evitar desconforto durante o uso. Principalmente, em mulheres que possuem seios grandes, ter atenção a qualidade do material e a sustentação no corpo é fundamental para escolher o melhor modelo.
Escolha sutiãs que estão em sintonia com o conforto e que contam com todas essas características, afinal, o seu corpo passará todo o dia com a peça.
Veja agora algumas dicas de cada modelo:
Sutiã triângulo
Tem esse nome devido ao seu formato da taça em triângulo. São modelos mais confortáveis, muitas vezes sem bojo e confeccionados em tecido de renda. Suas alças são mais finas que outras peças, proporcionando uma sustentação média a baixa, dependendo da marca.
Sutiã meia-taça
É um dos modelos mais clássicos da moda íntima feminina. Possuem o desenho da taça característico, englobando o formato dos seios. Geralmente são confeccionados com aro proporcionando uma boa sustentação, além de dar aquele “up” nos seios. Ideais para usar com roupas decotadas ou que valorizam o colo.
Sutiã sem alças
Conhecido também como sutiã tomara-que-caia, são opções ideais para usar com roupas sem alças. São mais largos e unem os seios, podendo conter silicone nas laterais internas para manter-se bem posicionado. Porém, no geral, possuem de baixa a média sustentação.
Sutiã esportivo
São confeccionados exatamente para a prática esportiva, com a função de promover alta sustentação e conforto durante as atividades. Possuem alças mais largas, podem ter a opção de bojo removível, são sem aros e fechos nas costas. Ajustam-se muito bem ao corpo, porém não modelam bem o colo.
Sutiã alongado
São os modelos que parecem tops ou croppeds, super femininos e confortáveis. Podem ser a mistura de algumas peças acima, contendo um visual mais sexy, principalmente em renda, ou mais casuais, em microfibra. São muito usados em sobreposições em que a peça fica aparente. Sobre a sustentação, depende muito do modelo e se possui um aro.
Sutiã strappy
São as peças que possuem múltiplas alças finas, seja nos ombros ou localizadas no colo. Possuem de baixa a média sustentação, são super estilosos e confortáveis. Geralmente são fabricados com tecido de renda, proporcionando um visual sexy e feminino. Podem ser utilizados em looks com sutiã aparente ou em sobreposições.
Sutiã nadador
A principal característica desse modelo são as alças localizadas no meio das costas em formato de Y ou X. O fechamento é frontal, promovendo a aproximação dos seios. Oferecem boa sustentação e há modelos com pegada esportiva para usar na prática de atividades físicas.
Sutiã push up
São as peças que possuem um volume extra no bojo interno, como uma bolha, que ao vesti-los elevam e unem os seios, dando uma sensação de seios maiores. Esses modelos são ideais para usar com roupas decotadas, principalmente quem possui seios pequenos ou separados.
Sutiã de amamentação
Esse modelo é específico para o uso durante a amamentação. Possuem laterais mais largas e taças com abertura flexíveis, facilitando no momento da amamentação e proporcionando mais conforto a mulher. Também possuem boa sustentação.
Esses são os principais tipos de sutiã que elencamos nesse post. Cada um possui características únicas que podem te auxiliar em momentos diferentes. Gostou do artigo? Compartilhe com suas amigas!