Escolher um brinquedo para bebê pode ser um desafio, principalmente para quem não tem o costume de conviver com os pequenos. Para ter sucesso na decisão, alguns aspectos importantes devem ser considerados, como a maneira que eles vão ajudar no desenvolvimento da criança, por exemplo.
Afinal, é nessa fase que começa a se formar a personalidade e desenvolver as habilidades cognitivas e motoras. Por isso, reunimos uma seleção de brinquedos ideais para essa fase. Continue a leitura!
Lista com os principais brinquedos para bebê
Os brinquedos que mais chamam a atenção da criança são aqueles que correspondem ao seu estágio de desenvolvimento e que contém alguns artifícios que captam seu foco. Por isso, os brinquedos que possuem cores vibrantes e contrastantes e sons suaves tomam o foco do pequeno, principalmente se for um recém-nascido, afinal, eles estão desenvolvendo sua visão.
Nesta fase, eles interagem de maneira oral com os objetos, por isso, é fundamental que os brinquedos estejam dentro dos padrões de segurança para prevenir que os pequenos engulam alguma peça ou outros acidentes.
Prefira os itens que possibilitam o pequeno a ter uma relação com o ambiente, a entender as formas, dimensões, sons, cores e texturas. Priorize os brinquedos seguros e de qualidade para bebês, desenvolvidos especialmente com esse foco, a fim de estimular a criança a conquistar um bom crescimento, tanto cognitivo quanto motor, de forma divertida e alegre, seguindo todas as recomendações de segurança.
Abaixo, segue uma lista com os itens indispensáveis:
1. Chocalhos
Esse brinquedo já é bem tradicional na infância, e não é à toa. Ele estimula a relação de causa e efeito, desperta a compreensão por sons, além de despertar a curiosidade pelas cores, já que são geralmente bem coloridos.
Também ajudam a melhorar a coordenação motora do bebê, melhorando assim os movimentos de segurar e ouvir novos sons e suas intensidades, por exemplo. É, sem dúvidas, um brinquedo que faz a alegria da criançada, com seus sons engraçados, texturas e formatos diferenciados.
2. Mordedores
Os mordedores são perfeitos para estimular um bom desenvolvimento dos bebês na fase oral. Ajuda na coordenação motora, além de aliviar a coceira na gengiva, comum nesse período. Os fabricados em silicone são os mais básicos, podendo ter diversos formatos.
3. Bichos de pelúcia ou pano
Além de super fofinhos, são brinquedos que estimulam a coordenação motora, ajudam a entender as formas das coisas e ainda podem conter sons e luzes que despertam a atenção do pequeno e o conhecimento de ambos também. Há muitos modelos diferentes que imitam personagens famosos ou simplesmente são charmosos e engraçados. Só tenha atenção se a criança for alérgica a poeira, pois esses itens costumam acumular pó com facilidade.
4. Tapetes de atividade
São recomendados após o terceiro mês de vida, indicado para os bebês começarem a desenvolver os músculos do corpinho inteiro. Geralmente são feitos em EVA, com diversas cores vibrantes, letras e números desenhados.
Há opções simples, como também mais elaborado chamado de tapete ginásio, em que se tem uma estrutura que lembra um ginásio, com brinquedos, chocalhos e argolas pendurados para as crianças entreter-se brincando, alguns deles contam com luzes e sons diferentes.
5. Pirâmide de argolas para encaixar
Outra opção muito interessante são esses brinquedos de pirâmide e argolas, pois eles estimulam o pequeno a desenvolver a coordenação olho-mão e raciocínio. As argolas possuem tamanhos graduados e cores diferentes que serão empilhadas no corpo do objeto, podem ensinar para o bebê conceitos de baixo para cima e vice-versa, como também trabalhar as cores, formas, etc.
6. Andador centro de atividades
Como o próprio nome já diz, é um andador, ele auxilia a criança a desenvolver a coordenação motora e movimentos do corpo. Além disso, possui um painel cheio de peças interativas, podem conter pianinho musical, telefone, peças de encaixar, chocalhos embutidos, entre muitos outros. É um dos brinquedos mais completos e vale a pena seu investimento.
7. Cubo didático
Dentre as opções disponíveis, há desde os cubos mais simples até os mais incrementados. Pode conter diferentes atrações, como telefone, peças geométricas para encaixar, engrenagem giratória, peças que imitam animais, entre outros. Assim, é possível estimular diferentes aspectos, melhorando o aprimoramento em várias habilidades.
8. Carrinhos divertidos
Os brinquedos com rodas podem estimular a coordenação motora na criança, bem como aprimorar o equilíbrio, controle de força, flexibilidade, percepção de velocidade e incentiva a imaginação. Procure escolher um que possua artifícios chamativos para o pequeno, como sons ao friccionar, luzes, formatos de animais ou peças atrativas de encaixar.
Finalizamos por aqui essa lista tão especial. Conhecemos muitas opções de brinquedos para bebê que ajudam no desenvolvimento da criança, além de serem muito divertidos. Assim, você proporciona as melhores experiências para o pequeno e contribui muito para o seu crescimento. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!